Tudo tem seu tempo, já diz o ditado popular.
Para quem é mãe nem sempre é fácil aguardar esse tempo. causa um certo estresse, um pouco de frustração, uma ansiedade quase inevitável, mas tudo isso faz parte porque depois a gente percebe que, de fato, o grande sabor da vida está em curtir as esperas... da gestação, do primeiro ano e suas dificuldades, da entrada na escola, das descobertas e por aí vai. Toda avó diz que tem saudade dos filhos pequenos, começo a entender, começo a dar razão...
O grande fato é que não importa o que você faça, a maturidade para qualquer tarefa chega no tempo da criança. Cabe aos pais o direcionamento, as orientações, a paciência (Ah!!!!a paciência!!!). Não adianta fazer por eles pois "fazer errado" também compreende uma etapa do processo; não adianta cobrar, nem amadurecer a fórceps (lembro muito de enrolarem jornal no abacate, abafando-o, para amadurecer... Forçar o amadurecimento é abafar uma etapa, concluo!), tudo tem seu tempo. Exatamente como está na Bíblia.
As vertentes a que esse princípio se aplica são inúmeras, e sempre será verdadeira. Apenas faço uma ressalva aos mais acomodados: Tudo tem seu tempo SIM, mas não é por isso que temos que ficar sentados esperando as coisas acontecerem, "ação e reação" é uma lei que se aplica muito e verdadeiramente.
No caso de educar os filhos e acompanhá-los no desenvolvimento significa: estimular, orientar, ensinar, dirigir, estar presente e deixar o tempo fazer seu trabalho!
Acho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário