Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ah! Minas Gerais! (parte 2: sabores)

Quantos sabores nos traz MG. Em todo canto, tudo o que vemos são delícias doces e salgadas ( as vezes juntas, as vezes separadas). Como não comer torresminho feito na hora? Como resistir à abóbora madura do almoço? E o cheiro das mangas na horta? Doce de leite e suas infinitas variações. Queijos saindo das formas ou curados... Tudo perfeito. Tudo tem gosto de casa da vovó, casa da mamãe. As crianças aprendem desde cedo que sabor se extrai da comida, sente-se no paladar bem definido.
Tudo sempre muito bom. Mas não há nada mais nostálgico, mais romântico, mais mineiro do que sentar à beira do fogão a lenha, tomar café e comer bolinhos de chuva (especialmente se estiver chovendo - ou armando uma grande chuva de verão) conversando com a família... aquele monte de gente conversando e vivendo aquele momento de felicidade. Ao morder os bolinhos temos sempre um caso pra contar, as lembranças da infância nos recobre, em uma fração de segundo  somos tomados por uma sensação de inexplicável de conforto, de colo. Talvez seja uma "comida de alma", como diz a Nina Horta numa de suas crônicas culinárias. Eu não tenho dúvidas de que momentos assim nos aproximam da Santidade!

Foto: Rita.

Um comentário:

  1. Olá Paty, finalmente já é possível deixar aqui um OLÁ! :) tudo bem com vc? e as meninas? Adorei a manta/colcha do post anterior É Linda! beijos com saudades.

    ResponderExcluir