Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 de outubro/14

Sejamos claros: filhos são educados em casa e a escola cumpre o papel de ensinar o formal exigido pelo MEC. Certo? Não sei, tenho cá minhas dúvidas... é certo que somos, os pais, os primeiros educadores de nossos filhos, especialmente no que se diz do trato social e educação silenciosa, dada com exemplos.. Mas a pessoa que essa criança vai se tornar, dependerá também dos ambientes e informações que recebe onde ela mais frequenta: a escola. Lá estão os maiores e melhores laços de amizade das crianças, lá estão as grandes descobertas da vida, lá talvez estejam até os primeiros amores, Então não acho justo rotular os professores apenas como "passadores de conhecimento", a eles cabe boa parte da formação de nossos filhos... A eles nós confiamos as cabecinhas inquientas e sedentas por conhecimentos e confiamos no resultado que virá no final do processo. Aos professores confiamos nossas fraquezas mais íntimas, confiamos um pedaço (enorme) de nosso coração (aquele que bate fora do nosso corpo).
Sim, existem no caminho aquele professor que se limitou a ter uma relação profissional com o aluno e família, este também deve ser respeitado, pois tem sua parcela nesse processo.
"(...) Ser mestre é ser ‘perito’ em determinado campo do conhecimento, instrutor, orientador, guia, conselheiro, mediador, pacificador, amigo e companheiro. É sonhar o sonho dos aprendizes e ser exemplo de dedicação, respeito, doação, ética, moral, humildade, paciência, justiça, amor ao próximo, dignidade etc. É ser um pouco de profeta, poeta, pai, mãe, irmão, terapeuta, psicólogo entre tantas outras coisas (...).
Ser mestre é ser muito mais do que apenas bacharel, licenciado, professor, docente ou educador. Ser mestre é saber compartilhar experiências e saberes, alegrar-se com as conquistas dos alunos e apoiá-los em seus momentos difíceis. É ser ensinante-e-aprendente, isto é, dodiscente. Mas, é também ser apóstolo, discípulo, missionário; e usar de autoridade quando necessário, sem autoritarismo.
Nesse contexto, o mestre que caminha à sombra do templo rodeado de discípulos não dá somente de sua sabedoria (conhecimento teórico e prático), mas também de sua fé e ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não os convidará a entrar na mansão de seu saber; mas, antes, os conduzirá ao limiar de suas próprias mentes. Sendo assim, pode-se dizer que mestre não é aquele que simplesmente apresenta um caminho novo, mas aquele que mostra como algo novo o jeito de caminhar.
Dizemos isso, porque há mestres de todo tipo: uns que nos falam e nós não ouvimos; alguns que nos tocam e não sentimos; outros que nos “ferem” e nem cicatrizes deixam. Mas, há também aqueles que marcam profundamente, com palavras e ações, a vida de seus alunos. Ser mestre é coisa séria! Uns são apenas homens; outros, professores; poucos são verdadeiramente mestres. Aos primeiros, escuta-se; aos segundos, respeita-se; aos últimos, segue-se.
De uma forma ou de outra, é necessário agradecer a todos: aos que se limitam a ser apenas professores ou somente mestres, nosso respeito; àqueles que simplesmente passam pela vida de seus alunos, nossa compreensão; e àqueles que são mestres por excelência, que dedicam parte de seu precioso tempo e contribuem com sua experiência de vida pessoal, acadêmica e profissional para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, criativos, conscientes, responsáveis e comprometidos com a construção de uma sociedade cada vez mais justa, fraterna, equânime e democrática; nosso afeto.
Que possamos, pois, assumir com amor e afinco o grande desafio que constitui o ato de educar, de tudo contribuir no sentido da humanização da Ciência e de fazer dos educandos o centro de nossa missão como mestres, respeitando-os como seres únicos e ajudando-os a caminhar de modo independente pelas estradas da vida.
Face ao exposto, vê-se quão difícil e gratificante é a tarefa de ser mestre. É uma profissão de extrema importância. Ser mestre é fazer parte da história de ontem, de hoje e do amanhã. Enfim, ser mestre é ser um pouco de tudo isso e muito além disso.(...)"
A todos os nossos AFETOS, minha eterna gratidão por fazerem parte de nossa vida, nosso mundo e contribuírem para a formação das duas almas que a mim foram confiadas nesse mundo!    Com muito carinho e enorme ORGULHO de ser parceira nessa história,
beijos, Paty 
(pra sempre a "mamãe das Chicas"

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pode vir, Aninha!!

Pode vir, Aninha!
A casa ta pronta e os corações abertos! O que dizer então dos colos que estão a sua espera? Sabe, Aninha, nascer é meio complicado. Vc quer ficar quieta na barriga quentinha da mammis mas ai vem uma coisa apertando e vc acaba saindo de la. Passado o susto vc vai estar quentinha e ouvindo a mesma batida do coração da mamãe... Aquele barulho que vc ouviu por 40 semanas aproximadamente. Tenha certeza que esse barulho (do coração da mamae) será sempre o mais perfeito som . E nunca duvide que este mesmo coração bate por vc e por suas irmãs... Tudo vai parecer meio colorido demais, barulhento demais, calor demais, frio demais... Mas sempre haverá o conforto perfeito, pode acreditar: tudo aqui está preparado para receber vc. Sua mamãe e papai cuidaram de tds os detalhes.
Tia Paty e tia Gabi sempre estarão prontas a ajudar vc e mamãe no que vcs precisarem, só chamar. Se as vezes estivermos chatas demais é só avisar viu? É que amor demais as vezes cansa mesmo ... Sim, Aninha, nós já amamos você... Pode vir, o mundo te espera. Beijosssss

segunda-feira, 14 de abril de 2014

4.1

Entre tulipas, amizades, mensagens, chopps, sorrisos, euforia, sol quente, abraços, sorrisos, cafés e muita alegria, comemorei meu niver de 41 anos. Todos bem vividos, amém!!!! Tenho muito a agradecer: a Deus pela vida e infinitos milagres, aos amigos pela alegria, ao marido pelo incontestável companheirismo*, as filhas pelo amor gigante e tantas homenagens (sem vcs nada disso teria sentido), a mamãe por ser TUDO na minha vida, a Rita e Re** por serem os melhores irmãos, ao meu papai, por ser meu pai. A Letícia minha afilhada linda e amada, por ser luz. Aos meus sobrinhos, cunhados. Agradeço de coração cada momento lindo que vocês me proporcionam.
Seria injusto mencionar nomes, já que felizmente tenho amigos muito presentes!!!!! Seria injusto resumir meus agradecimentos também apenas a alegria que me causam, cada um de vocês citados acima sabe exatamente a importância que têm em minha vida!!!!
*Meu amor!!!! meu abrir de olhos, minha inspiração, meu porto seguro!!!!! nenhuma palavra seria suficiente para descrever o quanto amo e o quanto sou grata por tê-lo em minha vida!!!
** Mais que irmãos são companheiros de vida, guardam com eles um pedaço da minha própria história!!!
*******
Ps: 11 de abril, além de meu niver, é também aniversário de morte do vovô Nêgo. Que Deus o tenha!
Ele morreu quando eu fazia 13 anos e o cometa Halley passava, acho que ele pegou carona no rabo do cometa e foi brilhar no céu! Era um doce de avô. Talvez por isso meu dia (11/04) seja tão açucarado!!!! Vovô foi no dia do meu aniversário e eu fiquei triste por muito tempo, mas de alguma forma ele me devolveu a alegria quando a Luísa nasceu: no dia do niver dele!!!!

uma década!

Quem a viu ao nascer não diz que já se passaram dez anos!!!! Minha Lulu, tão fofa completa sua primeira década. E quantas alegrias nos deu nesse tempo. Toda mocinha, grande, amadurecendo a cada dia. Luísa é a coisinha falante da casa, a pessoinha que enche os ambientes. Tagarela e amável, doce e menina. Tem lá suas dosagens de crises pré adolescentes, ou a acidez de uma ariana, mas é sem dúvida minha filha mais intensa. Ela ama por inteira. Ela tem explosões. Ela chora com convicção. Ela sonha acordada e dorme o sono dos justos. Minha pequena não tem ansiedade, curte tudo o que a vida proporciona. Ainda tem apego aos bichos de pelúcia, cuida de cada um como se fossem de verdade, ainda gruda na minha orelha, se aninha no colo pra tirar uma soneca. Por outro lado é toda bem resolvida, estilosa e muito, muito linda!... Ela é toda entrega! Minha princesinha crescida... Mamãe ama muitão você, assim como amo a  Lis. Vocês duas são meu sorriso!
Feliz 06/04/14 Lulu!!!!!
xx,
mamãe

terça-feira, 1 de abril de 2014

Confortável e compromissado

Ainda não sei o que me traz ao blog hoje, uma sensação estranha, misturado. Acho que as sensações misturadas tem algo inquietante. Então é melhor separar por partes. Sinto uma sensação de conforto ao pensar que Deus é bom e não nos desampara, jamais. Todos nós passamos por dificuldades, problemas, "perrengues" e outras tantas coisas. Mas o tempo mostra que tudo passa e nessa passagem nunca estamos sós, mesmo quando pensamos que estamos sós Deus está conosco (nunca duvide disso). Hoje eu provei a doce permanência de Deus ao meu lado. Nada de muito especial, apenas a tranquilidade e a paz me invadiram. Pra quem tem a alma sempre tão inquieta isso é um presente inestimável!!!!!
Por outro lado, hoje, tenho a sensação do compromisso. Não sei bem porque mas venho pensando nisso: como o compromisso direciona nossas vidas. E tudo o que se faz compromissadamente sai bem feito, sai com elogios e a tempo.
Talvez o compromisso me cause conforto, afinal o descanso e a tranquilidade vem da certeza do dever cumprido.
Quantas vezes esse dever é árduo, pesado, estressante... mas é preciso ser feito. Dando um passo de cada vez, a gente chega lá!!!!
 xx,
mamãe

terça-feira, 18 de março de 2014

desistir, resistir, ressurgir

Não seria esse mesmo o caminho da vida?
Os mais durões resmungam e dizem: "desistir, jamais". Mas que bobagem, desistir é um ato de inteligência e autopreservação. Pra quê persistir num erro ou numa teimosia, ou numa situação conflitante. Desistir e seguir é sim um ato de sobrevivência. A gente tem que desistir do que não faz bem, do que machuca, do que torna nossos dias sombrios.
Resistir como cactos ao deserto, isso é ser resiliente. É ser capaz de passar pela vida absorvendo o que há de positivo e desistindo do que não vale a pena. Ressurgir todos os dias, com o amanhecer é, pra mim, a capacidade mais linda do ser humano. O dia recomeça, porque não recomeçar também?!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

a empatia que nos une

Filosoficamente a palavra empatia significa o "a mais perfeita sintonia entre o meu eu e o seu" , acho tão bacana quando  as coisas, almas e pessoas se encontram e se tornam partes umas das outras. A gente conhece pessoas o tempo todo, algumas passam e nos deixam lembranças, outras nem chegam e se vão. Mas existem aquelas que nos dão a alegria de pertencer ao mundo delas, mesmo que de maneira delicada. Assim, esse fim de semana eu tive a alegria de rever duas almas que são partes da minha: A Fá e o Roni!!! eu os amo de todo meu coração!!! Sempre amei e sempre amarei! "quem disse que pra tá junto tem que estar perto?" já dizia a música! E nós estamos sempre longe, porém conectados!
Status do dia: feliz!
Paty

a brevidade da alegria


O fim de semana foi a coisa mais gostosa do mundo.
De vez em quando a mamãe precisa descansar do "fuzuê" de chicas. Elas são meus amores e pra estar bem com elas é preciso estar bem comigo mesma.
Fui pra Sampa com a amiga Si, a Val, a Nina e a Carmem, uma renovação no astral!
Pessoas alegres e compromissadas com a leveza do momento, nada de tensão, nada de estresses e nada de assuntos que nos pioram a vida! só coisas boas! Parece que realmente o universo conspirou para que tudo fosse ótimo. E quem disse que precisa-se de muito tempo? apenas o suficiente para ser bom, para ser alegre, para ser inesquecível. Agradeço a Deus a oportunidade e agradeço as amigas a alegria do convívio. Que a vida seja sempre um raio de sol pra cada uma de vocês!!!! Boas vibrações atraem coisas boas!!!! be happy!

xx,
mamãe

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

o que dizer?

não dá pra saber o que o interlocutor quer ouvir...
nem dá pra saber o que se pode dizer...
"fale pouco!", minha mãe sempre diz isso.
vai que dá problema...
melhor ficar quieto.
eu heim...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Música

Existe coisa que cause mais nostalgia do que música? A gente pode reviver momentos inteiros com riqueza de detalhes, só de escutar uma música. É uma maneira de estar de novo com alguém, ou uma maneira de dizer todas as palavras que não podemos, um dia- por algum motivo- dizer. Ou simplesmente a gente pode ouvir e gostar da música. Eu tenho algumas especiais... Quem não as tem?

Vida que segue...

... destino que se cumpre.
Parece desanimador pensar assim, mas não acho que seja. A vida segue... simples assim! Guiamos na direção que julgamos ser  melhor, fazemos escolhas o tempo todo, com as escolhas vem as renúncias. Chega uma hora que a gente pensa "será que segui o caminho certo?" nunca saberemos, mas o mais importante é ter a consciência em paz, e não viver do "e se eu tivesse feito outra coisa?"... eu sempre penso que fiz o melhor que podia naquele momento. Por isso durmo sempre tranquila.
Na vida materna é assim também... Hoje fiquei observando as chicas entrarem na escola, sozinhas, autônomas,  moças já. Se desenrolam com facilidade, se resolvem e se cuidam naquele que é, na verdade, o ambiente delas... Elas cresceram tão rápido e cada dia mais elas fazem as próprias escolhas. Ser mãe também é entender que algumas escolhas tem que partir delas, tem que surgir das opções da vida. Cabe a mim dar o esclarecimento e as oportunidade e rezar para que tudo de certo...
E Deus há de abençoar cada uma das escolhas delas.
Amo vocês, minhas princesas...
mamãe

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Saco cheio

Ando ficando muito chata, mais do que já era... Insuportável talvez seja a palavra. Kkk
Não gosto que falem mal do Brasil nem do governo. Não que eu seja simpática a Dilma e asseclas mas se ela foi eleita pelo povo... Sugiro então que repensem seus votos. Não gosto que amaldiçoem o Brasil, é meu país, se não gostam existem duas alternativas, abandonar ou tentar fazer sua parte em algo que possa melhorar.
Não gosto que joguem lixo no chão  me incomoda e, poxa... Vivemos no mesmo planeta que o lixo que produzimos, então por favor, junte seus restos e faça a coisa certa.... Não gosto de quem passa o dia vendo o lado negro das coisas, de quem vive se achando melhor, de quem quer sempre vencer ou ter razão, de gente vazia , oca de sentimentos, de quem esbraveja contra corrupção mas leva o  "contato importante" para passear. To pegando birra que quem só faz reclamar da vida, do governo, da foto, do efeito estufa, da escola, da rua, dos buracos da chuva, do sol, da pele... Sinceramente, acho que to mesmo é de saco cheio... #prontofalei!

amigo de todo jeito

Ser bom amigo é nunca precisar de uma festa de reencontro porque, ainda que tenham passado algum tempo longe, sempre estiveram conectados. Amigo de verdade não espera o convite pra chegar na sua casa, telefona e avisa que tá no portão, trazendo um bocado de pão (e você faz o café) e um sorriso no rosto. Amigo chega na sua casa, te tira da cama e te enfia nos programas mais inusitados do planeta. e você nem acha ruim porque no fim das contas o que importa não é o pão, o café, os lanches nem a que horas eles chegaram... o que vai pesar, MESMO, no fim das contas é cada sorriso que deram juntos, cada pedaço da história que construíram juntos, cada lágrima divida e cada peso retirado dos problemas. Ter amigo é ter uma vida mais leve. Ser amigo é sustentar a leveza da vida do outro!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

sweet friend

Porque algumas amizades são também família e são doces como brigadeiro ... Capaz de nos remeter ao mais confortável estado de alma: o do amor !!!! assim é minha amiga/prima Sandra. Hj ela faz aniversário!!! queria dar o mundo a ela de presente, mas no meu abraço só cabe o meu coração e carinho, meu e das Chicas, claro.
Então desejo que a Sandrinha tenha o dia mais magnífico do planeta, o mais feliz e que nunca faltem sorrisos, alegrias, tranquilidade, viagem, confete e bolo no café. Que não falte o companheirismo do dia a dia e nem a alegria de viver.
Desejo que sua vida seja REPLETA de luz, de Deus, de amigos, de ânimo, de força... mas quando tudo tiver devagar, me liga que eu vou junto pra dar um apoio ou pelo menos pra te fazer um café forte.
Eu queria dedicar a você Sandra, algumas lindas palavras tecidas, mas juro que a alegria que tenho em ser sua amiga/prima me tira qualquer palavra da boca e me põe um sorrisão no rosto! então minha amada, a você, todos os meus melhores sorrisos.
Que nossa amizade seja sempre assim: tranquila, butekada e feliz! beijos!!!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O primeiro dia...

Todos os dias deveriam ser chamados de primeiro dia! mesmo engolidos na rotina a gente não deveria desanimar, afinal cada dia, sendo único, deve ter algo novo, algo ainda não experimentado? Sim, há que se cumprir um ritual afim de dar conta das atividades, mas todos os dias deveríamos ter a empolgação do "primeiro dia de..."
Hoje as aulas recomeçaram... primeiro dia de aula de 2014. As Chicas, animadíssimas, foram logo se arrumando. Chegaram eufóricas na escola.
Lis, a moça já está no sexto ano!!! Uniforme azul estreando!!!! minha lindona!!! desejo que seja um ano brilhante na sua vida!
Lu, já foi para o quinto ano. Último ano de uniforme amarelo! minha preciosa!!!! desejo que seja um ano iluminado na sua vida!!!
amo vocês!!!!

Os: a escola estava impecável na espera e recepção das crianças!!!!! bem vindo ano letivo de 2014!

mamãe,