Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

domingo? zoológico?

Elisa, pede há meses uma ida ao zoológico. Como não sou nada fã de ver bichos encarceirados fui protelando, até que nesse último domingo resolvemos ir. Lis era o retrato da felicidade, da alegria e como aproveitou!!!! curtiu cada momento, e uma coisa curiosa foi que ela tomou cuidado de assistir a vários documentários no NatGeo sobre muitos bichos, chegou informadíssima ao zoológico, parecia uma profissional. Uma mistura de conhecimento e alegria tomava conta dela, como se o mundo da tv saltasse à frente dela. Se deliciou... foi uma experiencia bem positiva e eu, mãe coruja que sou, fiquei babando na cria tão esperta!!!!

Luísa e sua imaginação fértil, cisma que os bichos a obedecem. No zoológico o cuidado tem que ser dobrado, senão é bem capaz dela querer tocar em algum bicho (claro que ela não conseguiria, mas toda atenção é pouca).
Levantou tão animada para o passeio e já foi perguntando em alto e bom som:
"_mãe, posso colocar a camisa da Monster High? "
Sim, pode colocar, mas porque?
"_assim, se tiver morceguinhos lá, eles vão saber quem é a líder! Eu, claro!"
Ah! tá...
Cada coisa.
E foi toda se sentindo gata, com rabo de lado, camisa de monster high, protetor solar e um entusiasmo inigualável...
Foi uma manhã de sol quente no DF. Rendeu-me uma crise longa de enxaqueca, mas muita diversão para as Chicas.
Lindezas da mamãe e do papai!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

encontros vocálicos

Vem a tarefa de casa e, depois de uma descansadinha, as meninas já se ajeitam e vão para as benditas tarefas (aliás esse termo "tarefa" me lembra a vida no interior, onde  dizer que "vai tirar tarefa" significa capinar uma grande área, e a pessoa sempre fica muito cansada... faz sentido). A da Luísa, em um dia dessa semana,  veio pedindo para "recortar dez palavras que contenham encontros vocálicos, colar no caderno, circula-los e escolher três palavras e usar em alguma frase. Tudo bem ajudar a encontrar as palavras. Achamos 9 ótimas; Luísa recortou, colou e cismou que a décima palavra com encontro vocálico tinha que ser "saudade"... e dá-lhe jornal para encontrar. Achamos, ela recortou, colou, circulou e fez suas frases. Eu, curiosa, fui conferir a tarefa e achei tão interessante a última frase:
"Eu sinto saudade da madrinha".
Luísa é toda sentimento.

xx, mamãe.

Que sono!!!!

o horário de verão está acabando. Finalmente!!!! É sacrificante para as Chicas e para a mamãe delas acordar ainda com tudo escuro. O governo diz que se economiza energia, mas eu questiono se seria uma economia viável ou só mais uma desculpa esfarrapada.... enfim, os motivos não vem ao caso.
Levantando ontem (sexta pós carnaval), perguntei a pequena Lis o que queria para o café da manhã e ela, já de uniforme e tênis calçado respondeu:
"castores dentuços assados".
Hã? Chamei-a novamente , dessa vez falando mais alto, e ela piscando os olhos:
" oi mãe, bom dia!"
Eu tenho certeza que ela estava dormindo (e sonhando) acordada, com o "botão  automático" ligado...
Tem que rir né? não me resta outra alternativa.
A noite ela resmungava, puxando a coberta: "tô com uma vontade de dormir tão forte..."
OH, pobrezinha.... se acalme meu bem, semana que vem a gente acorda num horário melhor, tá?
xx, mamãe

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

só uma brincadeirinha

eu nunca consegui resolver o cubo mágico, aquele colorido e achei essa "pérola" na internet. embora eu não seja loira, curti demais a foto kkkkkkkkkkkkkkkk
Calma, é só para descontrair....

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O que todo pai (e mãe) deveria esperar do professor de seu (sua) filho (a).

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN  AO PROFESSOR DO SEU FILHO:
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

descobrindo a cor flicts

Você sabia que existe uma cor de nome "flicts"? Pois existe. Parece um mostarda mais claro ou um dourado fosco sem brilho, quase o tom dessas letras, mas existe!
Descubro todos os dias coisas novas nessa história de ser mãe, e as descobertas e surpresas dessa semana estão, digamos, borbulhantes. Descobri, quase a fórceps, que existem mais cores no mundo que sonhava minha vã teoria das cores das antigas aulas de educação artística lá pelos idos dos anos 80.
Foi interessante e surpreendente quando Elisa optou (por livre e espontânea vontade) passar o tempo livre na biblioteca da escola, que fica lá no bloco C, na parte de cima... A irmã teria aula de natação em alguns minutos e a mamãe não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo... então a Lis teve essa idéia: "eu fico na biblioteca, faço tarefa, leio gibis e desço para o meu ballet mais tarde". Sim, como não pensei nisso antes???? acho que minhas asas protetoras jamais permitiriam tamanha ousadia, mas eis que fui iluminada e deixei a autonomia da pequena assumir esse posto. Foi uma decisão bem acertada. Ela se sentiu segura e responsável e eu senti tanto orgulho por ela escolher uma biblioteca para passar o tempo livre. Nossa!
 Depois da natação fui buscar Lis, que veio sozinha, cheia de livros. Pegou emprestado, pela primeira vez um livro na biblioteca (o flicts, de Ziraldo, claro!), parece que o mundo precisa conhecer quanta coisa maravilhosa pode haver num "mundo de livros". Fui induzida a ler o bendito livro "flicts" de Ziraldo. Eu não, a família toda. Até a madrinha e o Sérgio ouviram a história pelo skype lá longe...
E foi assim que descobri a nova cor. FLICTS, muito prazer!
A historia é essa aqui, mas está resumida e sem os efeitos especiais do livro do Ziraldo, cheio de informações visuais (recomendo).
Acho encantador ver as meninas descobrirem as coisas (já dizia um professor meu que a gente só aprende de verdade quando, num insight, descobrimos como funciona aquela informação). O grande barato dessa história toda é crescer junto, descobrir junto, afinal ninguém vem com manual de instruçoes para sabermos o que nos espera. Foi uma boa descoberta, um grande passo na vidinha delas: biblioteca, pegar livro emprestado, zelar por ele, descobrir coisas e ler.... ler muito,
Eu torço para que seja sempre assim: boas escolhas, grandes descobertas. Amém!!!!!!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Volta, Maile!

Desde que compramos as Hamsters para as meninas, a casa entrou numa rotina diferente: tem que limpar gaiola, dar ração, dar água, dar banho (sim, damos banhos de água morna e as hamsters adoram); o cantinho delas está sempre limpinho e elas são tão bonitinhas!!!
Descobrimos outro dia que as bichinhas, ao atingirem determinada idade, se isolam e não aceitam companheiras na gaiola. Foram brigas e mais brigas, até que separamos as gaiolas e, na falta de uma gaiolinha própria, arrumamos um cantinho muito interessante para uma delas, a cúpula de um abajour usado. É uma cúpula forte e alta. Colocamos os potes de ração e água, uma rodinha pra ela brincar e uma cobertinha para servir de caminha, papel picado (no lugar da serragem) e o que mais precisasse.
Noite passada, de forma ainda inexplicada, a roedora que habitava o abajour sumiu. Passamos  o dia procurando, puxando todos os móveis, revirando cada cantinho e... nada; Ela não sairia, pois as duas portas de acesso ao apartamento são bem vedadas. Não teria como subir pelas janelas...
Resta-nos duas possibilidades:
1) Ela pode ter saído da casa-abajour-gaiola e está muito bem escondida (onde meu Deus?).
2) Ela pode ter sido deixada de fora da casinha por alguma menina (será? elas juram que não).
O fato é que a hamsterzinha "Maile" está desaparecida, e todos nós tristes e preocupados.
Volta, Mailizinha... volta! A gente gosta de você!!!!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

novas artes

Pois é, o tempo anda passando meio voado por aqui, e a gente fica presa numa coisa e outra e outra e quase não venho publicar as peraltices das meninas. E as meninas não param. Estão mocinhas, concentradas na escola, mas ainda sobra tempo pra umas traquinagens super bem feitas....
(Elisa)
"Mãe, vc vai fazer café?"
Sim
"Ok. só falta colocar a água quente, eu já coloquei o pó dentro da garrafa"
OHHHHHHHHHHHHHHH céusssssssssssssssss e deu um trabalho tira-lo de lá.......

Luísa aparece toda melada de cola.... sem explicação nenhuma. Dois dias depois percebo que os quadros que elas pintaram na escola estão muito rentes a parede em cima da mesa do escritório, vou arrumar e eis que.................... estão colados!!!!! e com muita cola! Ao ser questionada, ela responde: "assim eles nunca vão sair da frente da gente, olha lá, estão lindos..."
É, não sai mesmo, a menos que eu estrague o móvel...

meninas, meninas....

domingo, 5 de fevereiro de 2012

DdE

Um evento tradicional na escola das meninas . DdE (Dia do Encontro). Trata-se de um "encontrão" entre famílias e professores, coordenadores e equipes de trabalho. Um dia onde é possível esclarecer dúvidas sobre métodos, onde dá pra conhecer melhor as professoras que estarão com nossos filhos e ambientes que eles frequentarão no decorrer do ano.
É um pequeno (ou grande) manual de como proceder durante o ano nas diversas atividades.
Para quem é novo na escola é um evento indispensável. Para quem é veterano é sempre bom para refrescar a cabeça e não se esquecer do quão importante é estar junto.

Bora lá?

e o ano segue...

E não é que fevereiro chegou????
E tem carnaval?
E é um mes mais curto?
E estamos no pique total...
pois é "o tempo não para" já dizia Cazuza.
E bom fevereiro para nós todos. Amém.