Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

descobrindo a cor flicts

Você sabia que existe uma cor de nome "flicts"? Pois existe. Parece um mostarda mais claro ou um dourado fosco sem brilho, quase o tom dessas letras, mas existe!
Descubro todos os dias coisas novas nessa história de ser mãe, e as descobertas e surpresas dessa semana estão, digamos, borbulhantes. Descobri, quase a fórceps, que existem mais cores no mundo que sonhava minha vã teoria das cores das antigas aulas de educação artística lá pelos idos dos anos 80.
Foi interessante e surpreendente quando Elisa optou (por livre e espontânea vontade) passar o tempo livre na biblioteca da escola, que fica lá no bloco C, na parte de cima... A irmã teria aula de natação em alguns minutos e a mamãe não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo... então a Lis teve essa idéia: "eu fico na biblioteca, faço tarefa, leio gibis e desço para o meu ballet mais tarde". Sim, como não pensei nisso antes???? acho que minhas asas protetoras jamais permitiriam tamanha ousadia, mas eis que fui iluminada e deixei a autonomia da pequena assumir esse posto. Foi uma decisão bem acertada. Ela se sentiu segura e responsável e eu senti tanto orgulho por ela escolher uma biblioteca para passar o tempo livre. Nossa!
 Depois da natação fui buscar Lis, que veio sozinha, cheia de livros. Pegou emprestado, pela primeira vez um livro na biblioteca (o flicts, de Ziraldo, claro!), parece que o mundo precisa conhecer quanta coisa maravilhosa pode haver num "mundo de livros". Fui induzida a ler o bendito livro "flicts" de Ziraldo. Eu não, a família toda. Até a madrinha e o Sérgio ouviram a história pelo skype lá longe...
E foi assim que descobri a nova cor. FLICTS, muito prazer!
A historia é essa aqui, mas está resumida e sem os efeitos especiais do livro do Ziraldo, cheio de informações visuais (recomendo).
Acho encantador ver as meninas descobrirem as coisas (já dizia um professor meu que a gente só aprende de verdade quando, num insight, descobrimos como funciona aquela informação). O grande barato dessa história toda é crescer junto, descobrir junto, afinal ninguém vem com manual de instruçoes para sabermos o que nos espera. Foi uma boa descoberta, um grande passo na vidinha delas: biblioteca, pegar livro emprestado, zelar por ele, descobrir coisas e ler.... ler muito,
Eu torço para que seja sempre assim: boas escolhas, grandes descobertas. Amém!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário